Como criar um Bot pelo BotFather no Telegram?

O BotFather é um Bot criado pelo Telegram para facilitar as criações de Bots dentro do aplicativo, para que qualquer usuário possa criar seu Bot de maneira fácil e rápida, vem comigo que eu vou te ensinar o passo a passo de como fazer isso.

Passo 1) Pesquise no Telegram na aba “Buscar” por BotFather e abra a conversa com o Bot que estiver com o símbolo de verificado.

Exemplo de busca no Telegram.

Passo 2) Clique em “Iniciar” para iniciarmos a criação do seu Bot no Telegram.

Exemplo da opção de iniciar do Bot.

Passo 3) Clique em /newbot ou digite /newbot e clique ENTER para começarmos com a criação.

Exemplo de criação de Bot.

Passo 4) Agora você irá digitar o nome do seu Bot, nele você poderá usar qualquer tipo de caractere especial (letras maiúsculas, números ou até emotions).

Exemplo do nome do Bot.

Passo 5) Depois de colocar o nome do seu Bot, você terá que escolher o nome de usuário do Bot mas dessa vez não poderá colocar caracteres especiais, apenas letras minúsculas sem espaçamento e no final do nome é obrigatório digitar _bot. Após digitar é só dar ENTER, lembrando que este nome de usuário terá que ser único, se alguém já estiver utilizando aparecerá esta mensagem “Sorry, this username is already taken. Please try something different.” que significa “Desculpa, este nome de usuário já está sendo utilizado. Por favor tente algo diferente.”

Exemplo do nome de usuário do Bot.

Passo 6) E pronto, seu Bot foi criado, nessa mensagem final você terá o link para acessar o chat do seu Bot, a aba /help para a lista de comandos e o token para acessar a HTTP API. Lembrando que para a segurança do seu Bot, não passe para ninguém este token.

Exemplo de Bot criado.